Exportações da zona Euro atingiram 85,2 mil milhões de euros

Durante o mês de Julho as exportações da zona Euro atingiram os 85,2 mil milhões de euros, valor que representa um crescimento de 7% face a igual período do ano passado. Já as importações ficaram praticamente inalteradas, com um crescimento de 1%, situando-se nos 153,8 mil milhões de euros, contra os 152,4 mil milhões registados há um ano.

Os dados divulgados hoje pelo Eurostat apontam, assim, para um excedente comercial de 31,4 mil milhões de euros, valor que compara com um excedente de 21,2 mil milhões de euros, em Julho do ano passado. Só na Alemanha o excedente comercial foi de 151 mil milhões de euros, o maior a nível individual dentro da zona euro.
Entre Janeiro e Julho, as exportações da zona euro atingiram os 1.197 biliões de euros, com uma evolução de 7%, enquanto as importações chegaram aos 1.050,8 biliões de euros. O excedente comercial para os primeiros sete meses do ano foi de 146,5 mil milhões. Entre Janeiro e Julho de 2014 o excedente comercial ficou-se pelos 97,1 mil milhões de euros.

Em Portugal, e tal como o INE tinha avançado na semana passada, as exportações avançaram 6%, uma performance que fica muito aquém de países como o Chipre – que registou um crescimento de 24% nas vendas para o exterior – ou da Irlanda, que avançou 22%. Mas ao contrário da Irlanda, que consegue um excedente comercial de 26,8 mil milhões de euros, a balança comercial do Chipre é negativa em 1,9 mil milhões de euros, ao passo que em Portugal é negativa em 5,6 mil milhões de euros.

(in diário económico)

Similar Articles

Governo dos Açores...O Governo dos Açores anunciou que a nova operação aérea entre a ilha Terceira e os...